|
|
Processo de Investimento
A Plurimax conta com uma equipe de gestão e um departamento técnico altamente qualificados, com profissionais de larga experiência no meio corporativo, em mercado de capitais e no meio acadêmico.
As decisões de investimento são tomadas a partir da avaliação de cenários e segundo critérios técnicos, com o objetivo de atender aos níveis de rentabilidade e risco planejados para cada fundo.
A análise do cenário político e macroeconômico é a base de gestão de nossos fundos, na determinação das estratégias de investimento, sendo fundamental o acompanhamento contínuo e a análise dos diversos indicadores e variáveis: juros, câmbio, dívida externa, balanço de pagamentos, cenário externo, etc. e de suas perspectivas de fluxo para a determinação do timing adequado.
O processo de seleção das empresas para compor as nossas carteiras compõe-se basicamente de 5 etapas:
1 - Análise de Cenário Econômico e Setorial:
- Indicadores Econômicos: juros, inflação, câmbio, PIB, taxa de emprego/desemprego
- Políticas Macroeconômicas: fiscal, monetária, cambial, comercial)
- Estudos e Pesquisas com o objetivo de identificar timing (agressivo/hedge) dos ativos, e setores mais promissores de acordo com a evolução do cenário macroeconômico.
2 - Análise Fundamentalista:
- Corte de liquidez: Aplica-se um filtro para analisar somente empresas com liquidez acima de R$ 2 milhões por dia
- Análise de Demonstrativos Financeiros com o objetivo de identificar empresas com perspectivas de grande valorização: análise horizontal e vertical; indicadores de liquidez, indicadores de rentabilidade, dividendos, indicadores de crescimento de receita e lucro, indicadores de estrutura de capital, indicadores de imobilização, indicadores do ciclo financeiro, análise de alavancagem financeira e efeitos sobre o capital
- Contabilidade Geral: Contas Patrimoniais, Contas de Resultado, Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultado de Exercício
- Análise da qualidade dos gestores
- Análise de precificação dos ativos (P/L, P/VPA, Valor de Mercado / Lucro Líquido, etc)
3 - Pesquisas quantitativas:
- Comparativos de indicadores financeiros
- Monitoramento diário da alocação ótima de nossos portfólios
- Análise de relatórios das carteiras sugeridas pelo mercado
- Análise da política de investimento dos fundos de ações com desempenho de destaque
- Análise dos mercados financeiros internacionais, avaliação de fundamentos e market timing visando identificar movimentos cíclicos de alta e baixa de médio prazo do mercado
4 - Construção de Portfólio:
- Seleção de títulos e/ou ativos de acordo com a Política de Investimentos definida para cada Fundo que vier a ser instituído, baseado na nossa análise e pesquisas.
5 - Monitoramento de Portfólio:
- Monitoramento diário e movimentação mensal da carteira visando otimização dos resultados
- Pesquisa constante com o objetivo de aperfeiçoar o rendimento e a segurança de nossos investimentos
|